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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Moda Sustentável...


A moda sustentável, ou ecofashion, como é chamada no exterior, já está fazendo bastante sucesso no cenário têxtil por todo o mundo. Grandes marcas aderiram a esse novo conceito e estão esbanjando criatividade de forma sustentável. O assunto está em alta, mesmo por que o Brasil vai sediar a Rio +20 em breve, para discutir recursos sustentáveis. Ainda na onda verde, no início de Maio aconteceu o Copenhagen Fashion Summit, evento que reuniu, na Dinamarca, diversos nomes importantes para discutir iniciativas ecológicas no campo da moda.

O processo de produção de peças ecologicamente corretas não é tão novo assim. Empresas internacionais já abriram os olhos para a importância de preservar o planeta. A marca brasileira Góoc, famosa por suas sandálias de pneu, investe neste nicho há quase 30 anos e hoje conta com um acervo enorme de peças como bolsas, calçados, mochilas, entre outros. Todos feitos com o mesmo processo de reciclagem. Além de beneficiar o meio ambiente, a empresa contribui para o desenvolvimento de Feira de Santana, cidade baiana onde fica a fábrica.

Muitas marcas entraram nessa onda, a H&M, por exemplo, lançou uma coleção denominada “eco-friendly”, a marca agrega ao seu estilo de vestir inovador o conceito de sustentabilidade ao fazer uso de lã orgânica na sua produção. A lã orgânica trata-se de um eco material, que é renovável e diminui o impacto de agressão ao meio ambiente. Mostrando que é possível ser fashion de maneira sustentável e responsável. Olhando as peças prontas da coleção Conscious Collection, realmente, não deixam nada a desejar, são peças lindas e elegantes, tipicamente H&M e com o plus da sustentabilidade.  Além disso, a marca é hoje a maior consumidora mundial de algodão orgânico.

E os famosos apóiam a causa! A queridinha de Hollywood, Emma Watson, também aderiu às causas sustentáveis. Ela é a garota propaganda da marca People Tree que utiliza materiais orgânicos para a confecção de suas peças. As brasileiríssimas Osklen e Track & Field aderiram há algum tempo ao conceito da malha pet, produzida com fibra de garrafas plásticas, ajudando na reciclagem de lixo no país.

E não é só a mulherada que tem o prazer de usar a moda eco! Para os homens (e corinthianos de plantão), o Corinthians apresentou recentemente o novo uniforme do clube feito de tecido de garrafas recicladas. Segundo a Nike, fabricante do uniforme, a ação em prol do meio ambiente conseguiu retirar 120 milhões de pets do lixo. Para cada camisa foram utilizadas sete garrafas pet, já para as meias e calção, mais 13 garrafas.

Nomes fortes como os estilistas Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, já apresentaram coleções ecos. Utilizando o conceito de upcycling (customização de roupas; transformando o que não se usa mais em  roupa nova) e algodão orgânico cru, além de rendas feitas por artesãs mineiras. Tudo em busca de reduzir o consumo e incentivar a reutilização de materiais, uma das tendências apontadas por Anne Prahl, consultora do WGSN no evento dinamarquês.

E para você que gostou desse lance de conscientização ambiental e moda eco, e não quer ficar apenas ecologicamente correto nas roupas, há uma variedade imensa no mercado apenas de produtos ecológicos. Desde cadernos escolares a móveis, passando por cosméticos e embalagens. Um exemplo disso é a marca de móveis Riccó que é contemplada com a certificação FSC (Conselho de Manejo Sustentável), que dá a garantia que o móvel adquirido é fabricado de maneira eco! Utilizada na fabricação dos móveis a madeira é proveniente de florestas remanejadas, estando de acordo com as leis vigentes e de forma correta ao ponto de vista ecológico, social e econômico.

Se por um lado a moda incentiva o consumo e busca o novo, por outro ela passa a apontar para uma necessidade de rever valores. O consumidor deseja, mais do que nunca, saber o que está comprando, qual a origem da matéria-prima e como o produto foi manufaturado. Fazer isso de forma menos agressiva e mais ética com a natureza é, definitivamente, uma das maiores tendências do mercado.

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