- Afghan Hound
O Afghan Hound tem origem no Afeganistão, é um cão inteligente, doce e sensível. Os pelos do animal deve ser escovados com freqüência. O cachorro é desconfiado com pessoas estranhas. Chega a ter 75 centímetros de altura.
- Akita Inu
O cão é da raça japonesa, adora brincar com crianças, é um animal corajoso, inteligente e afetuoso. O Akita é um animal extremamente competitivo, por isso é melhor evitar criar mais de um dentro de casa. Chega a pesar 40 quilos e vive cerca de 10 anos.
- American Staffordshire
A média de vida deste cão americano é de 12 anos. A raça necessita de bastante exercício físico. Ele tem a pelagem curta, lisa e dura. O cão é dócil, inteligente, ágil, musculoso e grande protetor.
- Basenji
Com origem na Zâmbia, o animal é considerado um ótimo cão de companhia. É alegre e afetuoso com as pessoas. Ele costuma limpar o próprio pelo. A média de vida o Basenji chega a 13 anos.
- Basset Hound
O cãozinho inglês não gosta de ficar muito tempo sem seus donos. Ele tem o faro apurado e o temperamento calmo. O animal chega a pesar 30 quilos e tem 38 centímetros de altura.
- Beagle
Astuto, brincalhão e cheio de energia. Assim é um cão da raça beagle. Há mais de quatro séculos, era usado na Europa como cão farejador, devido a sua agilidade. Por ter um tamanho relativamente pequeno e pelo fácil de cuidar, muitas pessoas acham que ele é ideal para apartamento. Porém, esta é uma das raças mais teimosas e difíceis de educar. Beagles precisam de donos com paciência e muito amor pelo bichinho. Deixá-lo sozinho pode ser desastroso, já que tem instinto caçador e pode acabar com os móveis ou com o jardim.
- Bedlington
Em sua terra natal, Inglaterra, ele mais parece um carneiro do que um cachorro. Pode medir até 37 centímetros. Não gosta de dividir a atenção do dono com outros cachorros. A raça precisa ter uma alimentação balanceada, pois tem tendências a doenças no fígado.
- Bernese Mountain
O suíço Bernese Mountain, precisa de bastante espaço para se exercitar. Chega a medir 70 centímetros. Não responde a tratamentos violentos por ser um cão bastante amoroso, leal e obediente.
- Bichon Frisé
Este francesinho não pode ficar muito tempo exposto ao sol, senão sua pelagem pode manchar. Seu pelo é bem macio e chega a ter 10 centímetros de altura.. Brincalhões, alegres e inteligentes , são fáceis de reagir quando são importunados.
- Boxer
O boxer é um ótimo cão para proteção, pois defende o dono e a casa sem pestanejar. Extremamente fiel, adora passear e quer sempre estar entre as pessoas. É boa companhia para crianças e pode até ‘tomar conta’ quando os adultos não estão por perto. Sua boca é maior do que o normal, o que faz os boxers estarem sempre babando. Com o tempo, pode ter catarata.
- Bulldog francês
Assim como o inglês, o francês também tem ossatura larga, mas a estatura é menor. Seu peso varia entre 5 e 8 kg. A pelagem pode ser branca, preta e tigrada, sem regra definida. Por ter o focinho achatado, pode ter problemas de respiração. A cabecinha quadrada e as orelhas tipo de morcegos levam as pessoas a acharem que o cão tem cara de mal quando na verdade é muito carinhoso.
- Bulldog inglês
A raça, famosa por atuar em vários filmes, só tem cara de brava, mas geralmente os bulldogs são muito dóceis e ótimas companhias para crianças. São resultantes de cruzamento de diversas raças, o que para o próprio cão, não é muito vantajoso. Cheio de rugas no focinho, costumam sofrer de dermatites. O cão também pertence ao clã dos gordinhos e os donos precisam tomar bastante cuidado para ele não ficar obeso. São largos e baixos (cerca de 35 cm) e não há regra para definir as cores.
- Chiuaua
Apesar do tamanho pequeno (pesam no máximo 3,5 kg), estes cãezinhos de orelhas grandes são ótimos para guarda. Fiel ao dono, late quando percebe algo estranho e é capaz de avançar em cachorros muito maiores do que ele. São ótimos cães de companhia e podem ser carregados até dentro da bolsa. A raça nasceu no México e foi muito usada para caçar pequenos roedores, pois é valente, ágil e extremamente companheiro. Os filhotes desta raça são sempre bem pequeninos. Alguns já ganharam o título de menor cão do mundo.
- Chow Chow
Este cão é peludo e tem uma juba semelhante a de um leão. Os filhotes nascem com a língua rosada, que por volta do segundo mês de vida, fica azul. De origem chinesa, é um ótimo cão de caça e aceita ficar sozinho sem problemas, pois é bastante independente. Os donos devem mostrar para ele quem esta na liderança para que o cão o obedeça. Em uma casa com mais de uma pessoa, o chow chow ‘adota’ o dono e na maioria das vezes, só aceita ordens dele.
- Cocker Spaniel
Existem duas versões da raça: americana e inglesa. Ambas são de porte pequeno, chegando no máximo a 40 cm de altura. A pelagem é brilhante, ondulada e macia. Os cockers têm tendência a engordar, a sofrerem de catarata e otite. As orelhas são longas, e podem arrastar no chão. Por isso, devem ser limpas com frequência, senão, causam um grande mau cheiro. Quanto ao temperamento, são dóceis e agitados.
- Dálmatas
A pelagem com manchas é o que mais chama a atenção na raça, que é dócil e bastante agitada. O dálmata é um ótimo cão de companhia e de caça. De porte grande, precisa de espaço para correr e brincar, mas se adapta a apartamentos, desde que seja levado para passear todos os dias. Não há regra para a disposição das manchas, que podem ser da cor preta ou fígados.
- Golden retriever
Estes cães são conhecidos pelo porte elegante e pela pelagem comprida, em tom amarelo ou dourado. São brincalhões e fiéis aos donos. O golden é muito dócil e obediente, o que permite que seja criado em apartamento e ao lado de crianças. No entanto, é um cão que precisa fazer exercícios físicos. O pelo deve ser bem escovado e o cão deve receber banhos semanalmente. Apesar de ser muito inteligente, não é uma raça indicada para ser um cão de guarda. Seu hobby, além de brincar, é comer bastante.
- Labrador
Este cão é um dos mais populares no Brasil, tanto pelo temperamento, como pelas necessidades. Eles precisam de pouca atenção com a estética. O pelo é curto e macio, mas precisam de muito espaço, e se possível, muita água. Os labradores são nadadores natos. Apesar do tamanho, não espere que ele seja um cão de guarda. Ele é brincalhão e serve para todas as idades. É bastante inteligente, obediente e companheiro. Ótimo para acompanhar o dono em caminhadas, viagens e outros lugares.
- Lulu da Pomerânia
Cães desta raça estão sempre felizes e sabem receber os donos como nenhuma outra. O lulu se adapta bem a lugares pequenos e não necessita que o dono o leve para passear com frequência. O pelo é duro e comprido, merecendo atenção especial. Eles reagem a qualquer barulhinho diferente e se não forem bem educados tendem a atrapalhar os vizinhos. Não é aconselhado para crianças pequenas, pois as brincadeiras podem machucar o cão, que tem ossatura delicada. A raça pode medir até 40 cm.
- Maltês
Quem vê os pelos longos e brancos, logo relaciona a imagem do maltês a uma mulher. Não é à toa. Esta é uma das melhores raças de companhia e adora ficar no colo. São dóceis e brincalhões, mas podem apresentar irritação na presença de outro cão. Apesar de pequeno (pesa até 4 kg), o cão é bem agitado e precisa de exercícios.
- Poodle
Esta raça é uma das mais espertas e aprende muito rápido. Os poodles são espevitados e fazem de tudo para proteger os donos. Quando alguém estranho se aproxima, são capazes de latir bastante para alertar, mas tudo isso é apenas proteção. São muito carinhosos e obedientes. Medem até 40 cm e chegam a pesar até 10 kg. Há três tipos de tamanhos: micro (bem pequeno), toy (pequeno a médio) e standard (grande porte, que podem chegar até a 20 kg). A raça costuma ter infecções de ouvido, como otite, e dificuldades de visão.
- Pug
Com focinho achatado, o pug surgiu na China e vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. O porte é pequeno e o pelo curto. A raça pode ter problemas de respiração, principalmente em lugares quentes e costuma roncar bastante. É uma raça dócil e sociável, não precisa de caminhadas longas.
- Shitzu
Os shitzus se adaptam facilmente ao jeito do dono, mas precisam ser educados desde pequenos, pois têm uma personalidade bem forte. As manchinhas no dorso podem ter formas variadas e são a marca registrada da raça. Muito criada por monges tibetanos, a raça tem as patas curtas, o pelo longo e liso, e um rabo comprido, que forma um caracol perto das costas. O focinho é achatado e os olhos bem saltados. Por isso, eles precisam de atenção com problemas de visão, pois os pelos da cabeça, se não forem aparados, podem arranhar a retina do cãozinho. É um bom cão para apartamento, pois não é barulhento e gosta de crianças. Só não ficam muito bem no calor.
Yorkshire
Apesar da variação de tamanhos, a estatura é sempre pequena. O focinho e a orelha têm pelagem dourada, já o dorso pode variar de preto a prata. Os filhotes nascem sempre escurinhos e só depois dos cinco meses é possível definir a cor exata. São cães extremamente delicados e até na procriação requerem atenção. É comum nascer apenas um filhote por gestação. Eles são brincalhões e alegres, vivem pulando em volta do dono e querem sempre atenção. Às vezes são impacientes, não indicados para conviver com crianças
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário